"Aiki-LA" Clube de Aikido Aikikai

 

Aikido - Anos de História

Aikido - Anos de História
O Aikido é uma arte marcial japonesa, praticada sob o plano desportivo, que utiliza a esquiva e o controlo como método, para harmonizar a energia do oponente em proveito de quem executa a técnica de Aikido.

Etimologicamente o Aikido é formado por três ideogramas: AI que significa Harmonia, KI Energia e DO Método ou Via.

Esta arte emerge as suas raízes nos hábitos e costumes mais antigos e tradicionais do verdadeiro BUDO.

Exteriormente, o Aikido apresenta-se como um conjunto de movimentos elaborados e muito diversos, baseados nas leis naturais do círculo e da espiral, tendo como suporte a posição triangular do corpo. Através da prática e da repetição, vão permitir o desbloqueamento do corpo e por consequência o encontro dos gestos naturais e expontâneos, dando-nos assim acesso ao mundo da criação marcial e de sensações inesgotáveis.

O Aikido foi criado por "O Sensei" Morihei Ueshiba, nascido a 14 de Dezembro de 1883 em Tanabe - Osaka. Morihei Ueshiba era de uma constituição física fraca e de pequeno talhe. Iniciou a prática das artes marciais com a idade de 13 anos. Em 1909 alista-se como voluntário na guerra contra a Rússia, onde permaneceu até ao fim.

Aos 27 anos parte para o Norte do Japão, ilha de Hokaido, onde começa a praticar Ju-Jutsu numa escola de Daitô, sob orientação de Mestre Takeda. É com este que aprende as primeiras formas de Aiki-Jutsu.

Takeda reconhece em Morihei Ueshiba uma habilidade excepcional e uma mestria que ele próprio a achava impressionante, aceitando-o como seu aluno interno. Morihei Ueshiba além do treino exaustivo e intenso do quotidiano, servia Takeda com humildade a qualquer hora do dia ou da noite, preparando-lhe as refeições, os banhos, tendo-lhe mesmo construído uma nova casa.

Passados 5 anos recebe o seu 1º diploma de Ju-Jutsu.

Morihei Ueshiba era um praticante que soube separar todas as qualidades do Budo e juntar-lhes uma procura espiritual, elevando assim uma arte ao nível da VIA.

Na VIA toda a prática do Aikido ao nível do exercício, deve delicadamente desenvolver a espontaneidade, a vigilância, o gesto puro e natural, a atitude certa no momento preciso, o respeito pelo próximo, o que constitui etapas essenciais no homem que segue a VIA e também parte integrante da mestria. Esta mestria que eleva o homem, permite-lhe a aquisição e um estado de espírito, que o reconduz a reencontrar a sua consciência fazendo naturalmente o seu próprio julgamento estabelecendo assim comunicação com a Grande Natureza.

A mestria completa a técnica perfeita, ajudando o homem a libertar-se do seu ego e a perceber o infinito da perfeição. O Aikido obriga-nos a um trabalho de muita persistência em que a busca da coordenação entre o corpo e a mente são uma constante na função mais natural que é o movimento. Desta forma permite-nos encontrar o equilíbrio e uma relação de harmonia entre a nossa própria personalidade e o exterior.

Morihei Ueshiba aprendeu estes princípios com o reverendo Deguchi, fundador de uma escola de Shintô, chamada de Omoto-Kyo. É com Deguchi que "O Sensei" Morihei Ueshiba se encontra frequentemente durante 4 anos na montanha "sagrada" de Ayabe, tendo então a idade de 41 anos partilhou uma verdadeira comunhão de espírito com Deguchi.

O Aikido começa então a ser ensinado pela 1ª vez em Iwama por Morihei Ueshiba, no ano de 1938, onde se abre o primeiro Dôjo. Começam a afluir a Iwama os maiores mestres de artes marciais entre os quais Jigoro Kano, fundador do Judo, que envia a Morihei Ueshiba alguns dos seus melhores alunos para seguirem os seus ensinamentos, dos quais destacamos Koichi Tohei, introdutor do Aikido nos Estados Unidos da América.

O Centro Mundial de Aikido "Zaidan Hojin Aikikai / Aikikai Foundation", sito em Tóquio, é fundado em 30 de Abril de 1948. Desde então tem tomado uma extensão mundial.

No ano de 1951, o Aikido é introduzido na Europa pelo mestre Minoru Mochizuki logo seguido por Tadashi Abe (1952), um ano depois.

Mais tarde em 1964, Morihei Ueshiba designa o mestre 田村 信喜Nobuyoshi Tamura como Delegado Oficial do Centro Mundial de Aikido para a Europa tendo sido o Director Técnico da Federação Europeia de Aikido até ao dia 9 de Julho de 2010, data do seu falecimento.

Morihei Ueshiba faleceu a 26 de Abril de 1969.

Em Portugal

O Aikido é mostrado pela 1ª vez no final dos anos sessenta, por um praticante francês de nome Daniel Laurent com a graduação de 2º kyu e oriundo de Marrocos onde treinava.

Em 20 de Setembro de 1983 é constituída a AKP, Associação Desportiva Aikikai de Portugal e publicada no DR série III de 20 de Outubro de 1983. Em 1 de Maio de 1984 é reconhecida como entidade para disseminação do Aikido em Portugal, segundo as regras e princípios do Fundador “O Sensei” Morihei Ueshiba.

Com a evolução na expansão do Aikido, em 27 de Dezembro de 1990, foi deliberado em Assembleia Geral da AKP, suspender a sua atividade a partir de 1 de Janeiro de 1991, visto ser sócia fundadora da Federação Portuguesa de Aikido – Aikikai, FPAA, e atribuir um subsídio à jovem federação de todo numerário existente em caixa e no banco a 31 de Dezembro de 1990.

Em 1 de Maio de 2015 foi novamente atribuído pela Aikikai de Tóquio o Certificado de reconhecimento à AKP, como entidade para disseminação do Aikido em Portugal, segundo as regras e princípios do Fundador “O Sensei” Morihei Ueshiba.

A AKP é presentemente a única associação em Portugal que tem no seu ativo um Shihan, 7º Dan, atribuído pela Aikikai de Tóquio.

*******